Voltar ao Topo

Menu de Artigos

Pesquisa de artigos

 
 

Dicas

Dicas

Como o calor entra em seu carro

Atualizado: Set 30

IRRADIAÇÃO TÉRMICA


   A irradiação ou radiação é o processo mais importante de propagação de calor, pois é através dele que o calor do Sol chega até a Terra. Sem esse processo não haveria vida na Terra.

     A irradiação é o processo de transferência de calor através de ondas eletromagnéticas, chamadas ondas de calor ou calor radiante. 

     Enquanto a condução e a convecção ocorrem somente em meios materiais, a irradiação ocorre também no vácuo.

     De um modo geral podemos dizer que, em diferentes quantidades, todos os corpos emitem energia radiante devido a sua temperatura. Estas radiações, ao serem absorvidas por outro corpo, provocam, nele, uma elevação de temperatura.

     Quando uma pessoa está próxima de um corpo aquecido, em geral, recebe calor pelos três processos: condução, convecção e irradiação. Quanto maior for a temperatura do corpo aquecido, maior será a quantidade de calor transmitida por radiação.

     Absorção e reflexão


     A radiação térmica ao incidir em um corpo tem uma parte absorvida e outra refletida pelo corpo. Corpos escuros absorvem a maior parte da radiação que incide sobre eles, enquanto os corpos claros refletem quase totalmente a radiação térmica incidente. É por isso que um corpo preto, quando colocado ao Sol, tem sua temperatura sensivelmente elevada, ao contrário dos corpos claros, que absorvem pouco calor.


Energia solar


Aqui iremos abordar as tres energias solares , Raios UV - Luz Visível - Infra vermelho

A radiação UV aparece no limite do espectro entre as radiações ionizantes e não ionizantes, sendo o tipo de radiação não ionizante com menor comprimento de onda (100 nm a 400 nm). Apresentando alta energia, ela é particularmente perigosa, pois normalmente o aparecimento de sintomas não é imediato quando há exposição excessiva. O sol, a luz negra, arcos de solda, e lasers UV são exemplos comuns de radiação UV.

A faixa seguinte consiste na luz visível, em que as diferentes frequências visíveis do espectro eletromagnético são “vistas” pelos nossos olhos como diferentes cores. Fontes naturais comuns que produzem radiação visível incluem o sol e o fogo. Fontes artificiais incluem lâmpadas para iluminação, projetores, telas, luzes indicadoras, arcos de solda e lasers.

No outro limite do espectro de luz visível, está a que possui comprimento de radiação infravermelha (IR) onda acima de 780 nm (até 1 mm) e é invisível aos nossos olhos. Porém, a pele e os olhos absorvem essa radiação sob forma de calor. Trabalhadores normalmente notam exposição excessiva através da sensação de calor e dor.



Dúvidas - Películas de Controle Solar
Você decidiu instalar uma película de controle solar em seu veículo ou residência, mas tem algumas dúvidas sobre o produto ou instalação? Confira algumas “perguntas e respostas” mais comuns para quem pretende contratar o serviço.1. O que são pel..
Vidro x Película Jateada
Diferenças entre vidro e película Jateada:  Vamos lá:Os dois possuem a mesma função: preservar a entrada de luz natural nos ambientes e ao mesmo tempo proporcionar privacidade, impedindo a visualização entre ambientes. Porém, cada um possui..
EVITE MULTAS! Saiba qual o limite de película permitido por lei.
EVITE MULTAS! Saiba qual o limite de película permitido por lei. Os motivos para instalação de uma película no veiculo são diversos: Estética, segurança, conforto visual e proteção.  As películas são muito utilizadas para garantir a ..
Película Automotiva
Novidades em Películas Automotivas para seu negócio!CHEGOU A ÚLTIMA TECNOLOGIA EM PELÍCULAS AUTOMOTIVAS.  Sinônimo de inovação, as películas EVOLUTION são fabricadas a partir de nanotecnologia.100% livres de metais e corantes, estas películ..
Dicas do Barãozinho
           Olá Pessoal, muito prazer, eu sou o Barãozinho!!! Estarei aqui no site sempre com dicas legais para vocês. Falaremos sobre as películas de Controle Solar e seus benefícios, sobre a comunicação Visual e como el..
Ultra violeta - Raios nocivos
Apesar de muitas pessoas utilizarem películas de proteção solar por motivos estéticos, um de seus principais benefícios é relacionado à saúde. Já sabemos que a radiação ultravioleta em excesso pode causar diversos males aos seres vivos. Tendo em vist..
Exibindo de 1 a 6 do total de 6 (1 páginas)

Barão Films © 2021 - Todos os Direitos Reservados.